05 lugares para aproveitar o pôr do sol em Brasília

Que Brasília é conhecida por seus dias quentes e céu azul e claro muitos já sabem, mas não posso também deixar de destacar a beleza dos fins de tarde e do pôr do sol em Brasília!

Aqui vou mostrar 05 lugares gratuitos em que curtimos um belo fim de tarde em Brasília, por ordem de visita:

Deck Asa Norte

Foi nosso primeiro “ponto turístico” na cidade. Estávamos chegando em Brasília e nosso anfitrião pelo Couchsurfing ainda não tinha chegado em casa. Nossa ideia era aproveitar este tempo para lavar Catarina, que estava imunda depois do trecho Chapada dos Veadeiros – Terra Ronca – Mambai (veja o post sobre nosso roteiro completo), mas ainda não conhecíamos a cidade, estávamos cansado da estrada e acabamos enrolando.

Pelo Gmaps vimos que bem próximo do apartamento onde nos hospedaríamos ficava o Deck Asa Norte e fomos para lá. Tem área fácil de estacionamento, bancos, equipamentos de ginástica e este amplo deck com vista para o lago. Algumas pessoas estavam pescando e duas moças que chegaram nadaram no lago – eu nem sabia que podia nadar lá.

A segurança não me pareceu das melhores e notamos algum descuido com o lugar – madeiras quebradas, pichações, lixo. Contudo haviam mais pessoas por lá e por isto ficamos tranquilos. O tempo estava chuvoso e deu até arco-íris. Acho que indo de dia e sem nada que chame muita atenção é sossegado: o lugar é bem gostoso!

Localização: UNB, Lago Norte, Brasília. (Gmaps localiza)

Praça do Cruzeiro

É a praça que fica diante do Memorial JK, no Eixo Monumental. Demos uma paradinha por lá para curtir este visual após a visita ao Memorial.

Praça dos Cristais

A Praça dos Cristais, ou Praça Cívica, fica no Setor Militar Urbano, em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília. Chama atenção por ser uma obra paisagística projetada pelo arquiteto e urbanista Roberto Burle Marx e seu assistente Haruyoshi Ono.

É um local muito seguro! Todo o tempo que lá permanecemos militares do exército faziam “ronda” em toda a área. Muitas crianças brincando, casais, grupos e até ensaios fotográfico. A noite luzes são projetadas contra os cristais, dando um efeito muito bonito!

Ermida Dom Bosco

Para visitar a Ermida a gente tem que “andar” mais um cadim. Ela fica no
Setor Hermida Dom Bosco, no Lago Sul. Como estávamos de carro foi bem tranquilo chegar. O projeto da Ermida é de Oscar Niemeyer e de lá a gente consegue ter uma visão de Brasília ao longe; descendo há ampla área de lazer, inclusive com um letreiro excelente para fazer uma foto de recordação!

Lá do alto a gente vê um pôr do sol lindo! Mesmo neste dia chuvoso veja que beleza que vimos por lá:

Pontão Lago Sul

Eu já tinha lido sobre o Pontão na internet e queria muito ir lá. Em nosso último dia em Brasília nosso anfitrião nos acompanhou neste passeio. Era completamente diferente do que eu imaginava. Pensava em algo menor, mas trata-se de um complexo de lazer e serviços bem grande!

São vários bares restaurantes que se estendem ao longo da Orla do Lago Sul. Há oferta de passeio de barco, parquinho para as crianças além de prática de esportes náuticos. Para entrar a gente passa por uma espécie de guarita que lembra um condomínio fechado, mas não se paga nada. Muita gente vai só pra caminhar e ver o pôr do sol mesmo.

Tentamos também ver também o famoso pôr do sol da Torre de TV, que fica no Eixo Monumental, mas ela estava fechada, em reforma. 🙂

Ficamos 04 dias em Brasília e se mais tempo tivéssemos teríamos buscado outros locais, afinal, um fim de tarde por lá é algo a ser apreciado.

Conhece algum local para ver o pôr do sol em Brasília que não visitamos e citamos aqui? Deixe nos comentários! 🙂

Compartilhe:

Vanessa Barreto

Psicóloga por profissão, viajante por paixão. Acredito na força dos encontros, na potência das palavras e na beleza das pequenas coisas. Viajar é um modo de existir e de se reinventar e por quê não dizer terapêutico também?

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *