10 lugares para ver o pôr do sol em Salvador


Mesmo antes de ir à Salvador eu já me impressionava muito com as belíssimas fotos do sol se pondo em diversos cantinhos da cidade. Parece que existe um sol para cada bairro de Salvador! 🙂

Listamos aqui os melhores locais para apreciar o fim de tarde na capital baiana e neste post contamos com a consultoria do nosso querido amigo e anfitrião na cidade, Gabriel Pinheiro (fotógrafo nascido e criado em Salvador). A maioria das fotos que ilustram este texto são dele e muitas estão à venda. Deixamos o contato dele ao final deste post.

Ponta de Humaitá

Localizada na península de Itapagipe, na cidade baixa, reúne um pátio, uma igrejinha, um convento e um farol. Nós não chegamos a passar por lá num fim de tarde, mas Gabriel teve esta experiência e captou este incrível cenário!

Bairro Mont Serrat, Salvador- BA

Morro do Cristo

Foi o primeiro lugar na cidade em que Gabriel nos levou – chegamos em Salvador a tarde e assistimos o pôr do sol no Morro do Cristo. Trata-se de um monte coberto de grama à beira-mar, com uma estátua de Jesus Cristo, daí o nome. De lá temos uma vista muito bonita da praia da Barra, incluindo o famoso Farol da Barra, ao fundo.

Foto: Gabriel Pinheiro

Av. Oceânica, 1047 – Barra, Salvador – BA

Porto da Barra

Uma das praias mais famosas da orla de Salvador rende também um visual incrível para o fim de tarde. É também uma praia bem gostosa para curtir de dia, então dá pra ir ficando, ficando…

Foto: Gabriel Pinheiro

Avenida Sete de Setembro, Salvador-BA

Farol da Barra

Um dos pontos turísticos mais queridos e famosos da cidade é também palco de um sunset digno de aplauso. É bem comum as pessoas assistirem ao espetáculo da natureza sentadas no gramado em volta do farol.

Foto: Gabriel Pinheiro

Largo do Farol da Barra, Salvador-BA

MAM – Museu de Arte Moderna

O Museu de Arte Moderna de Salvador, além de todos seus atrativos, oferece uma vista linda para o mar! Uma rápida pesquisa no Google Imagens já mostra a beleza do lugar, mas infelizmente nós não conseguimos apreciá-lo, o museu estava fechado no dia que tentamos visitar.

Av. Contôrno, s/n, Dois de Julho. Salvador-BA

Praia da Gamboa de baixo

Proximo ao Museu de Arte Moderna, por uma escadaria, conseguimos acesso à pequeníssima praia da Gamboa de Baixo. O nosso próprio anfitrião nunca tinho ido até lá – Salvador é uma cidade cheia dos lugares lindos e a serem descobertos!

A praia é bem pequena e não tem areia, a área onde ficamos é toda em pedra – pedras pequenas. Fica localizada junto à comunidade da Gamboa e é mais frequentada pelos moradores locais.

Veja AQUIdicas de quem aproveitou ainda mais o local.

Foto: Gabriel Pinheiro

Gamboa, Salvador-BA

Vila Brandão

Comunidade localizada no bairro da Graça, com vista incrível para a Barra. Local super tranquilo de acessar e o clima por lá é bem gostoso. Para chegar é só entrar pelo Largo da Vitória, nas proximidades do Yacht Clube da Bahia. Há uma escadaria bem visível, não tem erro. Foi de um mirante da comunidade que Gabriel fez esta bela foto, com o Yacht Clube ao fundo e a Igreja e Santo Antônio da Barra.

Foto: Gabriel Pinheiro

Vila Brandão, Barra. Salvador-BA

Ribeira

Não chegamos a conhecer o bairro da Ribeira, mas nosso anfitrião fez questão de destacar este como um dos locais para curtir um belo pôr do sol em Salvador. Aproveite para conhecer o famoso Sorvete da Ribeira. A casa é de 1931 e oferece mais de 60 opções de sabores, incluindo frutos exóticos e tropicais.

Baía de Itapagipe, Salvador-BA

Itapuã

Vinicius e Toquinho já cantavam “é bom passar uma tarde em Itapuã”… o famoso farol pintado em vermelho e branco rende um belo recorte para assistir ao pôr do sol. Contudo é preciso atenção para visitar a região: o local infelizmente tem sido palco de assaltos, então recomendamos somente para visitas em grupo ou num esquema mesmo mais seguro.

Foto: Gabriel Pinheiro

Rua Farol de Itapuã, Praia de Itapuã. Salvador-BA

Cidade Alta

Fechamos a lista com mais um clássico da Bahia: a cidade alta! Vejam o visual que Gabriel e suas hábeis lentes captaram!

Cidade Alta, Salvador-BA

Agradecimentos ao amigo e fotógrafo Gabriel Pinheiro, que nos levou a muito destes locais e nos ajudou a construir este post. Todas as fotos deste post são dele e muitas estão à venda!

Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser

Compartilhe:

Vanessa Barreto

Psicóloga por profissão, viajante por paixão. Acredito na força dos encontros, na potência das palavras e na beleza das pequenas coisas. Viajar é um modo de existir e de se reinventar e por quê não dizer terapêutico também?

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. 18 de maio de 2019

    […] O sol é bem generoso com Salvador e os fins de tarde costumam proporcionar espetáculos à parte. Nós tivemos a experiência de assistir em nosso primeiro dia na cidade a um pôr do sol do Morro do Cristo e com a ajuda do nosso anfitrião listamos neste post 10 lugares onde você pode ver um belo pôr do sol em Salvador. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *