2º Feira de Turismo de Catas Altas: nós fomos!

No último final de semana (29 e 30/06) estivemos em Catas Altas para participar da 2º Feira de Turismo de Catas Altas e Região. O evento teve como objetivo fomentar o turismo em Catas Altas e região, esta conhecida como “Entre Serras” (em alusão à área compreendida entre as serras da Piedade, em Caeté, e do Caraça, em Catas Altas). O carro chefe do evento foi a culinária regional, ou ” a gastronomia do nosso povo”. Chefs prepararam ao vivo receitas com ingredientes locais e restaurantes das cidades que compõem a região apresentaram também seus pratos: dois ingredientes tiveram lugar de destaque na feira, o queijo e a banana.

 

O “pontapé inicial” do evento foi na sexta- feira do dia 29/06 com um seminário de turismo  que contou com apresentações de profissionais e mesa redonda com participantes das instituições promotoras do evento. Logo depois um coquetel com comida mineira. Ô delícia, viu?

No sábado dia 30/06 as atividades começaram às 10 horas. Os visitantes podiam circular pelo amplo (e gostoso) espaço de eventos da Cervejaria Laviolla, assistir às aulas dos Chefs (e depois degustar os pratos), comer dos pratos participantes do evento, experimentar cervejas locais e ainda comprar artesanato, queijo e bebidas de um dos vários expositores que ocupavam a área externa do espaço.

DSC_0774DSC_0793DSC_0818

 

Era tanta coisa gostosa que a gente ficou meio em dúvida de como dar conta de comer tudo. Estávamos com os amigos de outros blogs (Explore Minas, Cerveja Café e Queijo e Mineiras Viajantes), então acabamos meio que beliscando uns dos outros e assim conseguimos provar a maioria!

Mostramos aqui alguns dos pratos participantes

Bar Em Cantos trouxe o prato: “Entre Serras “– Toucinho de barriga empanado, queijo caraça empanado, banana caturra com canela e molho de rapadura com hidromel.

DSC_0805

DSC_0816

Joaquim nos contou a história deste prato: O toucinho marinado por horas em hidromel representa a cidade de Caeté; o queijo é uma homenagem ao Caraça; o molho representa a cidade de Barão de Cocais e leva rapadura e a banana foi incluída como exigência do projeto. A parte mais bonita da história: ele queria colocar pimenta biquinho, em homenagem à Bento Rodrigues, distrito de Mariana que foi praticamente destruído num acidente com o rompimento de uma das barragens da empresa mineradora Samarco, em 2015. Porém, o chef que avaliou os pratos previamente não achou que combinaria e a homenagem ficou apenas no desejo de Joaquim – nós não poderíamos deixar de registrá-la aqui <3

 

Restaurante e Pizzaria Oásis preparou uma “Pizza Burguer de Banana da Terra” -Bife artesanal, bacon, banana da terra, mussarela, assado com massa de pizza.

DSC_0781

Jéssica, do Explore Minas, ostentando seu prato

DSC_0790

Cortesia do restaurante aos visitantes: pedacinhos de pizza com banana e canela

 

Do Gastrô da Serra provamos o bolinho de banana recheado com carne seca e bolinho com queijo.


 

A gente ficou um tempo de prosa com Joaquim do Bar EmCantos. Comentamos com ele que ainda queríamos provar o prato do restaurante Rancho do Pote, mas não dávamos mais conta de comer. Não é que ele foi lá e pediu uma provinha pra gente? Acabamos ganhando o prato inteiro da dona do restaurante – sabem como é né, mineiro não dá conta de coisa pouca não! 😀

E então, do restaurante Rancho do Pote provamos o Umbigo de Banana com carne moída.

DSC_0826

Silvânia, proprietária do restaurante, nos preparos

DSC_0829

O restaurante Rancho do Pote fica na estrada Catas Altas-Mariana e é uma delícia! Fomos almoçar lá no nosso último dia na cidade, antes de voltarmos à BH e recomendamos muito. Comida mineira muito saborosa e farta, em self service no fogão a lenha, com churrasco

 

Como se não bastasse, além de todos os pratos assistimos também às aulas dos Chefs no Cozinha Show . Ao longo do dia (o evento foi até as 22hs) foram três apresentações de profissionais do SENAC, um dos apoiadores do evento – teve preparo vegetariano e até doce, todos com ingredientes regionais. As receitas foram explicadas passo a passo e quem quisesse podia levar cópia para casa e ao final, provar dos pratos.

DSC_0765

DSC_0769

Prato: parmegiana vegetariana

DSC_0785DSC_0810

Pois é. A gente comeu dos pratos dos restaurantes locais e ainda foi provar os que os Chefs prepararam também. Pensem na comilança?

Duas cervejarias locais (Cervejaria Floresta Élfica e Cervejaria Caraça) ofereceram cervejas dos mais variados tipos durante todo o evento – assim o visitante podia provar dos pratos harmonizando com a cerveja que mais lhe agradasse.

Nosso sábado foi assim: provando um prato, provando outro, bebericando, conversando, circulando pelos expositores. Tão gostoso poder conversar com quem é da região!

Ao final do evento, música ao vivo para celebrar. As cervejarias seguiam firme e forte por lá!

A gente se orgulha demais de iniciativas que buscam fomentar o turismo em nosso Estado e que valorizam a sabedoria local e regional. Muito bonito ver os preparos e ouvir a história de cada prato. Ah, e antes que a gente se esqueça: o evento foi totalmente gratuito! Só chegar mesmo.

DSC_0855.JPG

Momento de descontração na cervejaria Laviolla, que sediou o evento

 

Já vamos ficar de olho na próxima edição e recomendamos fortemente que você faça o mesmo. Uma oportunidade muito rica de conhecer mais da cultura mineira pelos sabores e, claro, turistar pelo nosso Estado: Catas Altas é uma cidade linda e tem cidades e atrativos incríveis no entorno – O Santuário do Caraça, Santa Bárbara, Barão de Cocais, Caeté, Mariana, Ouro Preto, etc e etc…

Qualquer dúvida manda uma mensagem pra gente ou comenta aqui no post. A gente adora ajudar quem procura dicas de Minas e quer saber mais sobre o nosso Estado Diamante. <3

(Aquelas fotos de celular que nem tão com a qualidade tão boa, mas a gente coloca só pelo afeto mesmo) 😀

WhatsApp Image 2018-07-01 at 22.37.52

Com os amigos do Explore Minas, Cerveja Café e Queijo e Mineiras Viajantes

 

WhatsApp Image 2018-07-01 at 22.37.57

Da esquerda para a direita: Jéssica (Explore Minas), Vanessa (O Queijo vai na Mala) e Lorena (Mineiras Viajantes)

WhatsApp Image 2018-07-01 at 22.37.55

A turma toda dos blogs + Valber e Matheus da EasyBrand + César e Gina da Circuitos Turismo e Pousada Catas Altas

 

*Estivemos na 2ª Fetur de Catas Altas nos dias 29 e 30 de junho de 2018 a convite da EasyBrand. Contudo, as opiniões aqui expostas refletem nossa real experiência e independem do convite.

Compartilhe:

oqueijovainamala

Um casal mineiro que ama viajar e conhecer novos lugares, mas acima de tudo busca experiências e novas histórias para ouvir e contar.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. 14 de abril de 2019

    […] em Catas Altas por apenas dois dias (29 a 30/06/18)  para participar da 2ª Feira de Turismo da região Entre Serras. Eu, Vanessa, sempre quis conhecer a cidade e a feira veio como uma excelente […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *