As melhores regiões para se hospedar em BH

Comumente recebemos pedidos de viajantes que vem visitar nossa cidade com a seguinte pergunta: qual as melhores regiões ou bairro para se hospedar em BH? Claro que a resposta não é tão simples, mas vou listar aqui as nossas indicações, incluindo os principais pontos de interesse de cada uma delas.

Obs: para definir as regiões consideramos como critério:

1) pontos de interesse na região;

2) acesso ao centro e demais regiões de maior interesse turístico;

3) rede hoteleira disponível.

Savassi

Sempre que alguém que vem a turismo em BH e está sem carro, eu indico procurar hospedagem na Savassi. A região é repleta de hotéis, forte comércio, boa vida noturna e é lá também que ficam muitos dos atrativos que o visitante poderá ver na cidade, como o Circuito Cultural da Praça da Liberdade.

Centro Cultural Banco do Brasil, um dos atrativos da Praça da Liberdade – que fica na divisa do bairro Funcionários com a região da Savassi


A Savassi é também ótima opção para quem vem a trabalho – muitos dos eventos da cidade acontecem em hotéis nesta região.

Cruzamento conhecido como Praça da Savassi


Centro

O centro de BH é uma ótima opção, mas há de se avaliar com maior cautela. Eu gosto bastante da área central que fica da Rua da Bahia “pra cima”, no sentido Mangabeiras. Esta região é mais frequentada até mesmo a noite e consequentemente se torna mais segura. A área central partindo da Rua da Bahia sentido rodoviária fica bem mais deserta a noite e o entorno da rodoviária de BH é uma região bastante degradada, não indico, portanto. 

No coração do centro de BH, o Parque Municipal. Foto: Pedro Vilela © Pedro Vilela


É no centro que encontramos o Parque Municipal, Palácio das Artes, Mercado Central e a Igreja de São José

Funcionários

Savassi, Centro e Funcionários fazem limite entre si e as vezes é até difícil saber onde começa um e termina outro. O bairro Funcionários é uma região bem legal da cidade e dá acesso fácil tanto ao centro quanto à Savassi. 

Palácio das Artes, centro cultural que fica na área central de BH, na Avenida Afonso Pena, a principal da cidade. Subindo a Avenida sentido Mangabeiras, logo chegamos ao Funcionários

Serra

Existem bons hotéis na região do bairro Serra, no alto da Avenida Afonso Pena. Esta região além de ter uma vista muito bonita da cidade (por estar no alto) dá acesso fácil ao centro pela Avenida Afonso Pena (para os animados dá pra ir a pé, mas um uber fica baratinho) e várias linhas de ônibus descem a avenida até a região central. 

Hospedando-se nesta região você estará próximo do Parque das Mangabeiras, Mirante das Mangabeiras e Praça do Papa. A vista do Mirante das Mangabeiras e da Praça do Papa é um programa imperdível para quem está visitando a capital mineira. 

BH é linda vista do alto!


Só não recomendo para quem quer, prioritariamente, se deslocar a pé, porque para ir ao centro e Savassi é subida e descida sem fim.

Pampulha

Fora do Eixo Centro-Savassi-Funcionários e a região do bairro Serra, outra possibilidade é hospedar-se na região da Pampulha. É a melhor opção para quem vem à BH para participar de eventos no Estádio Mineirão e também para quem vem para atividades na UFMG.

Mineirão, mineirinho e a Lagoa da Pampulha


Ficando na Pampulha você ficará perto também do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, onde ficam as famosas construções com a assinatura de Oscar Niemeyer, como a Igreja de São Francisco de Assis, Museu de Arte Moderna, Casa do Baile e Casa KubitscheckAqui neste post damos mais detalhes destes atrativos.

Muitas atrações ao redor da Lagoa!


É na Pampulha que fica também o Aquário do Rio São Francisco e o Zoológico

Embora ofereça muitas atrações, a Pampulha fica mais distante do centro e, dependendo de onde você se hospedar, poderá ter mais dificuldade para se locomover sem carro (os atrativos não ficam coladinhos um no outro)  ou conseguir acesso a restaurantes e serviços, por exemplo.  

Mas e então: qual a melhor região para se hospedar em BH?

Como disse no início deste post acho que tudo depende de qual o seu objetivo principal na cidade. BH é uma cidade grande, de trânsito nem sempre tranquilo, então acho que a melhor opção é sempre ficar perto do local onde você passará a maior parte do seu dia.


Contudo, considerando um turista que quer conhecer os principais pontos de BH e que está sem carro eu escolheria um hotel no Eixo Savassi/Centro/Funcionários. Um ponto que pode funcionar como referência é a Praça da Liberdade: qualquer hospedagem próximo dela provavelmente estará numa boa região, com boa infra-estrutura e acesso ao restante da cidade.

Não deixe de visitar o nosso querido Mercado Central! Foto: Pedro Vilela .

LEIA TAMBÉM:

Como sair do Aeroporto de Confins de Ônibus.

O que fazer em BH em dois dias (Parte 1).

O que fazer em BH em dois dias (Parte 2).

DESCONTOS!!!

Agora que você já conhece as melhores regiões para se hospedar em BH, aproveite nossos descontos e faça já a sua reserva.

Reservando sua 1ª hospedagem no Airbnb com nosso código você ganha um desconto de R$ 130,00. 😀

Fazendo uma reserva no Booking com nosso link você ganha R$ 50,00 para usar em próximas hospedagens. 😉

Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser


Compartilhe:

Vanessa Barreto

Psicóloga por profissão, viajante por paixão. Acredito na força dos encontros, na potência das palavras e na beleza das pequenas coisas. Viajar é um modo de existir e de se reinventar e por quê não dizer terapêutico também?

Você pode gostar...

18 Resultados

  1. Deyse Marinho disse:

    Que lindo texto sobre nossa linda BH!!! Realmente, o”onde hospedar” depende do objetivo da pessoa na nossa cidade que é grande, cheia de cantos maravilhosos e culturas ímpares! Amei seu texto! Obrigada.

  2. Maiara disse:

    Nossa, esse esclarecimento de localização é tão importante! Já me ferrei vária vezes por não pesquisar isso ao certo… Obrigada por compartilhar essas informações!

  3. Alisson Roberto disse:

    Eu adoro dicas e referências de hospedagem. Uma boa escolha do hotel é parte importante do sucesso ou fracasso da viagem. Das vezes que fui a BH, sempre fiquei hospedado na região Savassi e Funcionários. Adoro museus. Mas confesso que fiquei tentando pela região da Pampulha para aproveitar aquele cantinho especial da cidade. Nem que seja a ultima noite para já estar perto do aeroporto.

  4. Marta disse:

    Preciso voltar, tem muita região que não conheci. Valeu pelas dicas!

  5. Carol disse:

    Sempre me hospedei na Savassi. Mas, é ótimo saber de outras opções. BH é bem grande e acabo me perdendo!!!

  6. Paula Gabi disse:

    Oi Vanessa, adorei o post!

    Realmente muito necessário para quem vem a Bh seja a lazer ou passeio! Se eu viesse de fora também ficaria na Savassi ou Funcionários, ´mais prático impossível né! Mas como você disse, depende do que a pessoa pretende ver /fazer em nossa cidade!
    Lá no meu blog estou dando algumas dicas de hotéis na região, depois dê uma olhadinha!
    beijinhos

  7. Patricia disse:

    Muito bom saber qual a melhor região, o post está muito bem detalhado!! Ajuda muito na hora de escolher o hotel!

  8. Rita disse:

    Vocês não vão acreditar!!! Estou começando a planejar uma viagem para BH e esse post veio na hora certa! 😉 Já pegando todas a dicas!

  9. Sabrina disse:

    Realmente saber qual a melhor localização para se hospedar é super importante, principalmente em cidades grandes como é o caso de BH. Como sempre fui de carro p BH, a minha escolha foi pela Pampulha p de manhã ir correr na lagoa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *