Como é a visita guiada ao Palácio Anchieta

O Palácio Anchieta é um imponente edifício histórico que abriga a sede do Governo do Estado do Espírito Santo. O prédio, que já foi igreja (de São Tiago) e escola, passou por recente restauração e está aberto à visitação pública.

Para visitar

Para fazer a visita é só chegar dentro do horário de funcionamento na portaria e eles informam o horário de início do próximo grupo, em geral a cada 30 minutos. Enquanto esperamos, é sugerida a visitação a um espaço de exposições itinerantes que fica no primeiro andar do edifício.

A visita

A visita começou pelo segundo andar do Palácio – segundo a guia naquele dia não seria possível o acesso ao primeiro andar, creio que por estar em reforma/manutenção. Subimos por uma bela escada de madeira, na parede, uma obra de arte representando uma bandeira com as cores do Estado e os dizeres: “Cria, Trabalha e Confia”, em alusão à bandeira oficial do Estado – a foto que abre este post.

Então subimos até o amplo Salão São Tiago, onde ocorrem eventos do governo. Lá a guia dá explicações básicas sobre a visita e sobre o local. Precisamos colocar uma espécie de proteção nos sapatos, para não estragar o piso.

Auditório onde o Governador faz seus pronunciamentos
Uma espécie de “meia” para proteger o piso – temos que andar com ela dentro do Palácio

Passamos primeiro pelo Gabinete do Governador e as salas mais utilizadas por ele e seus assistentes mais próximos no dia a dia do Palácio.

Mesa do Governador
Mesa de reuniões do Gabinete do Governador

Na sequência somos levados a uma série de salões bem mais soberbos, com decoração imponente e muitos objetos de arte. Neles acontecem solenidades maiores e recepções mais reservadas.

Salão Verde, também chamado de Nobre – dá pra perceber o motivo né? 

Lindo!

Salão Dourado, em estilo rococó, com mobília francesa, acabamentos em ouro e paredes em tecido. Um luxo!

Salão Negro com muitos detalhes em jacarandá, incluindo o lustre. As paredes são todas forradas em tecido.

Salão Inglês, que se difere dos demais por ser mais simples. É nele que o Governador habitualmente faz suas refeições.

Salão do Piano, com móveis franceses, no estilo Luís XV.

Salão da Imprensa, como o próprio nome diz, é o espaço onde o Governador e membros do governo recebem jornalistas.

Temos também acesso ao amplo varandão do segundo andar do Palácio, com uma bela vista para o Porto de Vitória.

Somos novamente conduzidos ao primeiro andar do Palácio, onde podemos ver vestígios da construção original da Igreja de São Tiago. Há também uma representação do túmulo de Padre Anchieta.

A visita dura em média 40 minutos, nosso grupo foi bem pequeno (umas 7 pessoas) e o ritmo foi bem tranquilo. Recomendo muito a visita ao Palácio Anchieta para quem está turistando por Vitória!

Palácio Anchieta

Praça João Clímaco, 142 – Centro, Vitória – ES

Horário: 09 as 16 hs

Gratuito

Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser

Compartilhe:

Vanessa Barreto

Psicóloga por profissão, viajante por paixão. Acredito na força dos encontros, na potência das palavras e na beleza das pequenas coisas. Viajar é um modo de existir e de se reinventar e por quê não dizer terapêutico também?

Você pode gostar...

13 Resultados

  1. CINTIA VAZ disse:

    Que legal! Sempre quis saber o que tinha de interessante em Vitória. Acabei de descobrir um programa super legal pra fazer! Adorei! Vou anotar!
    Obrigada!
    bjs

  2. Juliana disse:

    Tô reunindo as dicas sobre o Espírito Santo porque preciso conhecer urgente!!! Adorei mais essa e fiquei apaixonada pelo Salão Verde. É gratuito mesmo, todos os dias?

  3. ANA LIGIA disse:

    Que lugar incrivel!!! Mas Espírito Santo é um estado cheio de coisas maravilhosas, e eu ainda não conheço!! To começando a me sentir culpada por isso!

  4. Rafaela disse:

    Que top! Não conhecia esse palácio! Dicas super anotadas para quando visitar Vitória! Amo esse tipo de passeio!!

  5. Fabiana disse:

    Que demaissss! Não sabia desse tour e já coloquei na listinha para quando for. O relato está demais. Parabéns!

  6. Dora disse:

    Adorei a dica, quero conhecer o Espirito Santo mas não sei muito quais os passeios turísticos de lá, vou salvar essas dicas para o meu roteiro!

  1. 5 de abril de 2019

    […] Terminamos o passeio no Palácio Anchieta, a sede do Governo do Estado do Espírito Santo. Depois de encontrar todos os museus fechados temi que ele também não estivesse aberto para visitação, mas estava! Fizemos a visita guiada e gratuita e contamos nest post os detalhes. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *