Como é a visita guiada ao Itamaraty, em Brasília

O Palácio do Itamaraty é a sede do Ministério das Relações Exteriores do nosso país. Projetado por Oscar Niemeyer e oficialmente inaugurado em 1970, é neste espaço que são recebidos os chefes de estado de outros países e onde são assinados acordos  que envolvem relações diplomáticas e internacionais.

É também neste Palácio que são dadas muitas das festas e recepções do Governo Federal. É de praxe que um representante de outro país vindo ao Brasil seja recebido para um almoço ou uma recepção por lá.

A visita começa pelo térreo do prédio onde há um imenso vão livre com jardins e obras de arte. Uma escada em espiral sem corrimões LINDÍSSIMA leva ao segundo andar. A guia nos alertou para subirmos com bastante cuidado, é meio estranho mesmo, parece que a gente vai cair.

No segundo andar um painel em treliça de Athos Bulcão, outro imenso vão livre e obras de arte.

Detalhes do painel

O terceiro andar abriga amplos salões decorados com obras de arte e mobiliários de época.

Detalhe interessante: o Palácio abriga obras apenas de artistas nascidos ou naturalizados brasileiros – como Athos Bulcão, Alfredo Volpi, Bruno Giorgi, Frans Krajcberg, Franz Weissmann, Maria Martins, Mary Vieira, Iberê Camargo, Ione Saldanha, Rubem Valentim, Sérgio de Camargo e Tomie Ohtake. O paisagismo é autoria de Roberto Burle Marx.

Há uma área externa com esculturas e jardim, tudo muito bonito e bem cuidado.

Terminamos a visita pelo salão de jantar, onde são servidos os coquetéis e refeições, na ocasião de festas no Palácio. A guia informou que por trás da parede há uma imensa cozinha, já adaptada para grandes eventos.

O Palácio abriga também um subsolo com apartamentos que podem hospedar autoridades internacionais, mas esta parte a gente não pode acessar.

Voltamos pelos mesmos ambientes e a visita é encerrada pelo mesmo local de entrada. Achamos a visita INCRÍVEL. O Palácio é deslumbrante, muito bem cuidado e o diferencial de receber apenas 15 pessoas por vez faz toda a diferença. A gente pode fotografar e ver tudo com muito mais calma e detalhamento do que a entupida visita ao Congresso Nacional, por exemplo. Considero um passeio imperdível para quem vai visitar a Capital Federal.

Para agendar sua visita

Email: visita@itamaraty.gov.br ou pelo telefone (61) 2030-8051.

O serviço de agendamento de visitas funciona apenas em dias úteis, de segunda a sexta, das 9h às 17h.  As visitas em dias úteis e nos finais de semana acontecem às 9h, 11h, 14h, 15h e 17h. Cada grupo tem no máximo, 15 pessoas.

Compartilhe:

Vanessa Barreto

Psicóloga por profissão, viajante por paixão. Acredito na força dos encontros, na potência das palavras e na beleza das pequenas coisas. Viajar é um modo de existir e de se reinventar e por quê não dizer terapêutico também?

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *