Conheça Catas Altas, uma jóia da região Entre Serras

Estivemos em Catas Altas por apenas dois dias (29 a 30/06/18)  para participar da 2ª Feira de Turismo da região Entre Serras. Eu, Vanessa, sempre quis conhecer a cidade e a feira veio como uma excelente oportunidade.

Um cadim de história

Em primeiro lugar: mas por quê Entre Serras? Dizemos assim de toda a região que vai da Serra da Piedade à Serra do Caraça e Catas Altas está justamente aos pés da imponente Serra do Caraça. É considerada a única cordilheira do Brasil, por sua singular formação.

Foi ao longo do período colonial que a mineração mais explorou esta serra, rica em ferro, manganês, bauxita e ouro. E justamente ao redor dela grandes núcleos urbanos se formaram, como Ouro Preto e Mariana.

A Serra do Caraça, vista da janela do quarto em que ficamos na Pousada Catas Altas

Assim como as demais cidades históricas mineiras, Catas Altas também se formou em meio ao boom do ciclo do ouro. Sua constituição data do  final do século XVII, por volta de 1694, com a descoberta de ricas minas auríferas. A maior parte destas riquezas estavam nas regiões mais altas da cidade e por isto ela recebeu o nome de “Catas Altas”.

Tudo começa no centro histórico. Além da magnífica serra, que se vê de praticamente qualquer ponto da cidade, o conjunto arquitetônico barroco formado não só pela Igreja da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, mas também por casas antigas ao redor da Praça Monsenhor Mendes, entre outras construções, tornam Catas Altas uma cidade de alto valor cultural e histórico. O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) tombou todo o perímetro urbano de Catas Altas. O conjunto arquitetônico e paisagístico do Santuário do Caraça, a Praça Monsenhor Mendes e a Igreja Nossa Senhora da Conceição são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O Parque Natural do Caraça foi transformado em Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), medida que visa preservar a área.

O QUE FIZEMOS EM CATAS ALTAS

A maior parte de nosso tempo na cidade foi dedicado à feira, mas fizemos um passeio com a Circuitos Turismo para conhecer o Santuário (como o evento foi na praça central, conseguimos visitar a igreja principal e seu entorno também, num intervalo do evento). Visitamos também a produção de queijo do santuário, voltada para consumo interno. O pouco do excedente é vendido na lojinha do santuário.

Santuário do Caraça

Partimos de carro de Catas Altas guiados por César, da empresa Circuitos Turismo.

A primeira parada foi na Pousada Fazenda do Engenho, uma área de atividade agropecuária que compõe o Complexo do Santuário. Ela é responsável pelo fornecimento de queijo, leite, hortifrutigranjeiros e animais de pequeno porte ao Santuário. Hoje funciona como uma pousada autônoma. Conta com quartos com cama de casal e solteiro e até mesmo cozinha, para atender a famílias e grupos. Como fica um pouco mais retirada, é a escolha ideal para quem quer curtir o Santuário, mas não abre mão da calmaria durante o dia ou busca isolamento e reflexão.

DSC_0652DSC_0650DSC_0653

De lá fomos conhecer a produção de queijo do Caraça, que ocorre em área próxima.

Fazenda produtora de queijo e leite do Caraça, ao fundo a Pousada Fazenda Engenho

Ricardo, o gerente do Santuário, explica sobre a produção de queijo local aos visitantes: além de nós estavam lá os blogs Explore Minas, Mineiras Viajantes e Cerveja, Café e Queijo

Grazielle, responsável por toda a alimentação do Santuário, Gercino, o produtor dos queijos e Ricardo

Gercino estava no meio do processo de produção quando chegamos e não pôde parar: estragar queijo não pode né gente?

Seguindo mais um cadim de carro pela estrada chegamos à parte principal do Santuário.  A imponente Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens já pode ser avistada ao longe.

Na estrada tem mirante e até um banquinho para contemplar a beleza do Santuário

A igreja é suntuosa! Estamos falando da primeira igreja do Brasil em estilo neogótico, com uma  torre de 48 metros de altura. Em seu interior obras de arte, como a famosa pintura da Santa Ceia de Mestre Ataíde (1828). O altar possui uma imagem barroca de Nossa Senhora Mãe dos Homens talhada na madeira em peça única, com roupas pintadas a ouro, vinda de Portugal em 1784.

Além da belíssima igreja o santuário tem museu, biblioteca, lanchonete, restaurante e lojinha. É possível hospedar-se lá e quem pernoita tem a oportunidade de ver o lobo guará. Todas as noites, atraído pelo padre que os alimenta no adro da igreja, eles aparecem para alegria dos hóspedes: quem já viu conta que ficam bem próximos dos humanos.

Para se hospedar: é possível ficar mais isolado, na Pousada Fazenda do Engenho ou em alas que ficam bem próximas à Igreja. A vantagem de escolher estas alas é estar mais perto dos principais atrativos – contudo o Complexo é aberto ao público externo para visitação de 08 as 17 hs e neste período o trânsito de pessoas por ali é maior

É no adro da igreja que os hóspedes que pernoitam no santuário podem ver o lobo guará: todas as noites eles se aproximam para receber alimento

Todo o entorno do santuário é também conhecido como Parque Natural do Caraça e dispõe de várias opções de trilhas, com muitos poços para banho e cachoeiras. No SITE  do santuário tem todas as opções de atrativos e hospedagens de modo bem detalhado.

DSC_0701DSC_0702DSC_0703

Terminamos o passeio na lojinha do Santuário. Lá degustamos os vinhos de produção local e claro, os queijos. Obviamente trouxemos um na mala! 😀

Queijos do Caraça na versão meia cura (sete dias de cura) e curado (trinta dias de cura)

O hidromel de produção local é famoso na região: muitos restaurantes o utilizam enquanto ingrediente em seus preparos

Com Lorena (Mineiras Viajantes) e Jéssica (Explore Minas)

Apesar do rápido passeio nós ficamos maravilhados com a beleza do lugar e já temos a certeza de que vamos voltar para explorar todos os atrativos do Santuário. Para mais informações sobre taxa de visitação (varia conforme o dia da semana) e hospedagens dentro do Santuário do Caraça veja o SITE.

Centro Histórico e Igreja Matriz

O casario histórico fica muito charmoso com a Serra do Caraça ao fundo. É super fácil parar o carro perto da Igreja e a pé a gente percorre todo o seu entorno.

A belíssima Igreja Matriz: um aviso na porta informava que ela estava fechada para visitação no dia em que lá estivemos

Vejam que bunitim o Banco do Brasil 🙂

Além do Centro Histórico (Igreja matriz da cidade e todo o entorno da praça principal) e do Santuário do Caraça, destacamos três outros pontos da cidade que conseguimos ver e merece registro:

Bicame de Pedra

O Aqueduto foi construído por escravos em 1792, para captar água da Serra do Caraça para a atividade de extração e lavagem do ouro. Hoje restam aproximadamente 100 metros da obra. Fica a 12 kms de Catas Altas, o GMaps localiza corretamente.

DSC_1006DSC_1010DSC_1036

Não é surreal imaginar que cada pedra desta foi colocada ali à mão, pelos escravos?

Igreja Nossa Senhora do Rosário

A igreja ficava no caminho da nossa pousada à praça principal, demos uma parada rápida para conhecê-la, mas estava fechada. O site da prefeitura de Catas Altas indica que as visitas são agendadas.

Localizada na Rua do Rosário é uma igreja em estilo barroco construída no Séc XVIII

Capela de Santa Quitéria

Um dos cartões postais mais queridos de Catas Altas, a capela do Séc. XVIII está localizada no alto de uma colina e tem como moldura de fundo a Serra do Caraça. Não tem como ir a Catas Altas e não tirar uma foto nela!

Em área gramada atrás da igreja meninos empinavam pipa: Leo não perdeu a chance e fez um registro

Estivemos lá com os amigos do Explore Minas
DSC_0924DSC_0877DSC_0934

Apesar do pouco tempo conseguimos ver boa parte dos pontos turísticos da cidade especialmente pela ajuda do César da Circuitos Turismo, que nos guiou pessoalmente ao Santuário do Caraça. Se você pretende visitar a cidade e busca um passeio guiado é com ele que você deve falar!

E vamos a mais algumas dicas importantes para quem quer turistar pela cidade.

ONDE COMER:

Existem outras opções, mas tivemos contato mais próximo com estes estabelecimentos:

La Violla – Cervejaria famosa na cidade, fica na Praça principal, de frente para a Igreja Matriz. Refeições, petiscos e cervejas variadas. Aos finais de semana sempre tem música ao vivo. Nós a conhecemos no contexto da FETUR, mas não chegamos a comer lá. O local é bem bonito e as mesas externas dão vista para a Serra do Caraça.

Gastrobar – fica também no entorno da praça principal, uma ou duas casas após o Laviolla, descendo a rua. Lembra muito um bistrô charmoso. Na 2ª FETUR provamos os bolinhos de carne seca com queijo deles e estavam muito gostosos! Não chegamos a jantar lá pois estávamos num grupo maior e não encontramos mesas que comportassem todos, mas o ambiente parece super aconchegante!

Armazém Catas Altas – Descendo mais um pouco na mesma calçada do Gastrobar e atravessando a rua lá está o Armazém. Os preços são mais atrativos do que no Laviolla e Gastrobar. Na noite em que visitamos o pedido demorou muito e o dono explicou que estavam com poucos funcionários – pedimos isca de filet com batata rústica e apesar da espera de quase uma hora, estava bem gostoso.

Restaurante Rancho do Pote – Nós provamos o prato deste restaurante na FETUR e gostamos tanto que decidimos conhecê-lo no domingo, antes de pegar estrada de volta à BH. Fica na estrada Catas Altas – Mariana. Buffet em self service de comida mineira com churrasco. Muuito variado e tudo que comemos estava muito saboroso! O preço é super em conta. (Pagamos algo tipo R$ 35,00 para nós dois com um refri).

Foto: Facebook do Restaurante

ONDE FICAR:

Nós nos hospedamos na Pousada Catas Altas e relatamos AQUI sobre nossa estada.

Vamos listar outras opções, mas não nos hospedamos em nenhuma delas ainda.

Pousada Vivendas da Serra
Pousada das Nascentes
Pousada Solar da Serra
Pousada Solar dos Guarás
Pousada Rancho Tatu

COMO CHEGAR:

De carro: Partindo de BH  via BR 040, Itabirito, Ouro Preto e Mariana ou pela BR 381 via Caeté e Barão de Cocais. Apesar da primeira opção aumentar o trajeto em quase 70 km nos pareceu a melhor opção: a estrada pela BR 381 é bem pior e o tempo de viagem acaba sendo praticamente o mesmo.

De ônibus: Tem ônibus direto de BH. No site da prefeitura tem todos os horários e itinerários (baldeações por outras cidades) possíveis: Horários de Ônibus

De trem: Trem de passageiros da Vale que faz a linha VITÓRIA-MINAS – descer na estação de Barão de Cocais – de lá, dá pra ir de ônibus até Santa Bárbara e de lá pegar outro ônibus para Catas Altas. A Circuitos Turismo faz transfer da estação de trem em Barão até Catas Altas.

Nós planejamos muito voltar! Se você aí se animou e precisa de alguma dica estamos aqui! Só escrever aqui nos comentários pra gente.

* Estivemos em Catas Altas à convite da EasyBrand para participar da 2ª FETUR nos dias 29 e 30 de junho de 2018. Fomos convidados também pela Circuitos Turismo para um passeio pelo Santuário do Caraça. Contudo, as opiniões aqui expostas refletem nossa real experiência e independem dos convites.

Fontes consultadas:

Site da prefeitura de Catas Altas

Site Instituto Estrada Real

Compartilhe:

oqueijovainamala

Um casal mineiro que ama viajar e conhecer novos lugares, mas acima de tudo busca experiências e novas histórias para ouvir e contar.

Você pode gostar...

1 Resultado

1. 10 de setembro de 2019

[…] se você quer conhecer Santa Bárbara, a vizinha Catas Altas e o majestoso Santuário do Caraça, de modo mais econômico, fica aqui esta […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *