Conheça o Museu Pedro Ludovico, em Goiânia

Construída em 1934 a antiga residência de Pedro Ludovico Teixeira, o primeiro governador do Estado e um dos fundadores de Goiânia, é hoje um dos principais museus da cidade. A casa é tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual e é uma autêntica representante da arquitetura Arte déco. O mais legal é que ela está toda preservada, inclusive com mobiliário original! 🙂

A primeira sala da casa

De acordo com o site do museu o acervo conta  com mais de 8 mil documentos pessoais e políticos e quase 2 mil peças diversas do mobiliário e objetos pessoais. O acervo fotográfico é composto por muitas fotografias sobre fatos históricos de Goiânia e do Estado. A biblioteca possui 500 volumes diversos.

Biblioteca pessoal de Pedro Ludovico, mantida exatamente como ele a deixou

A visita guiada é gratuita. Percorremos todos os cômodos dos dois andares da residência.

Quando chegamos o portão estava fechado. Tocamos a campainha e uma simpática senhora veio nos atender. Perguntamos se a casa estava aberta para visitação e ela disse que sim, fomos convidados a entrar. Assinamos um livro de visita e pronto, entramos na casa acompanhados pela nossa guia.

No primeiro andar encontramos a sala principal, sala de jantar e biblioteca,com livros e documentos originais, datados dos anos 20 até a década de 70. Em todos os cômodos vemos muitos objetos pessoais de Ludovico e sua esposa, Gercina. São porcelanas, mobiliário, vestuário, cristais e muitas fotos que documentam a história da família e do casal.

É também no primeiro andar que vemos a ampla cozinha, inclusive com móveis originais e até mesmo jogos de talheres e alguns utensílios da época.

Uma belíssima escada leva ao segundo pavimento, onde estão os quartos.

Um dado interessante: hoje o neto de Pedro Ludovico é um dos funcionários que trabalham na casa, inclusive tem seu quarto próprio nela e quando presente, guia ele mesmo grupos de visitação, segundo informou nossa guia.

O quarto do neto de Pedro Ludovico

O quarto de Pedro Ludovico

Muitos santos e detalhes religiosos, todos atribuídos à religiosidade de Gercina
A guia contou que a Sra. Gercina gostava muito da cor rosa e por isto o banheiro do casal foi totalmente planejado nesta cor

No escritório de Pedro Ludovico vemos sua máquina de escrever e ao lado, protegida por um vidro, está sua máscara mortuária.

Terminada a visita ao segundo andar, descemos novamente e somos levados à área externa, um espaço bastante amplo e arborizado, com piscina, construções que à época funcionaram como aposentos de empregados e também uma cozinha externa, com fogão à lenha.

A piscina, hoje vazia e protegida por uma tela
Cozinha externa com fogão à lenha. Quando o casal recebia em casa grupos maiores ou em festividades comumente os comes eram preparados ali

Na saída, uma surpresa: na garagem está o carro original do político, uma camionete C-10 , seu último veículo.

Que lindeza!

Eu, Vanessa, tinha grande interesse em conhecer este Museu pela recomendação do Guia 4 rodas e o achei belíssimo! A casa está muito bem conservada e com tudo igualmente conservado por dentro, a gente é meio que transportado à outra época. Leonardo, que tinha menos expectativa do que eu disse ter ficado bastante satisfeito também.

A visita é rápida, leva em média uns 40 minutos. A guia, uma senhora muito simpática, demonstrou saber muito sobre a casa e seu acervo e foi bastante gentil. Um programa gratuito e de grande valor cultural e histórico para quem visita Goiânia.

Detalhe da entrada da casa – coisa linda!

Detalhe:

Em nossa passagem por Goiânia lemos no Trip Advisor a recomendação de ter cuidado na região do entorno da Praça Cívica e o Museu Pedro Ludovico é bem próximo dali. Visitamos primeiro o Museu Goiano, atravessamos a Praça e conhecemos seus prédios e seguimos a pé até o Museu Pedro Ludovico, que fica do outro lado da praça. Estávamos num dia de sábado e as ruas estavam bem vazias, incluindo os arredores do museu, passando a nós uma certa sensação de insegurança. Talvez por isto o museu fique fechado, mas super dá pra ir, é só ficar mais atento!

Museu Pedro Ludovico

Rua Dona Gercina B. Teixeira, quadra 47. Setor Central – Goiânia/GO

Telefone: (062) 3201-4678

Visite o site do museu


Compartilhe:

Vanessa Barreto

Psicóloga por profissão, viajante por paixão. Acredito na força dos encontros, na potência das palavras e na beleza das pequenas coisas. Viajar é um modo de existir e de se reinventar e por quê não dizer terapêutico também?

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *