Ilha Parque de Aventuras, em Santa Rita de Jacutinga

Localizado às margens do Rio Preto, bem na divisa Minas-Rio, o Ilha Parque de Aventuras oferece estrutura para a prática de esportes radicais. Estivemos no local em nossa visita à Santa Rita e para nós tudo foi novidade: nunca tínhamos praticado nada parecido antes!

Todo o passeio foi acompanhado de perto pelo experiente guia Gil Cunha e ele nos propôs uma sequência de atividades: Boiacross, Caiaque e Standup paddle.

Casa sede da Ilha Parque de Aventuras

Mas antes de falar das atividades, queremos destacar a beleza do lugar. A área do Ilha Parque é lindíssima, com muita natureza e sossego. Tem pontos para banho no rio e lugares para ficar só contemplando, de boas. O espaço, portanto, é bem democrático e acolhe toda a família. Quem quer aventura, tem, quem quer só sossego, também tem!

Detalhe importante: o Ilha fica a 5 km da cidade e é possível alugar suítes e se hospedar lá, uma ótima opção para quem quer se desconectar e fazer uma imersão na natureza.

Rio Preto em bom ponto para banho

As atividades

Começamos pelo Boiacross. Eu, Vanessa, tava meio que com medo, Leonardo é mais desembolado do que eu pra essas coisas. Mas antes de entrarmos no rio, Gil deu um pequeno treinamento e eu me senti bastante segura com ele.

Gil explica sobre cada prática, com foco na segurança

A gente fica um tempo numa parte mais tranquila do rio, aprendendo a “dirigir” (kkkk) a boia. Mas logo chega a parte das corredeiras e foi onde eu pensei: “agora não tem mais como desistir, vai!”. Por orientação do Gil, nos agrupamos numa espécie de “trenzinho”, isto dá mais estabilidade e evita quedas no momento mais tenso. (Tem vídeo da descida, só olhar nos destaques do nosso Instagram – procurar por Santa Rita de Jacutinga).

Depois de passar pelas corredeiras, chegamos novamente a uma parte mais tranquila e aí é hora de tomar aquele banho de rio, de roupa e tudo!

Depois seguimos para o Caiaque. Leonardo foi longe, longe e eu fiquei na beirada do rio curtindo o visual e fotografando. Gil fica sempre por perto e não deixa ninguém passar perrengue.

Por fim foi a hora do Standup Paddle. Leonardo, que experimentou as 03 atividades, gostou mais desta, por ser a mais “contemplativa”e silenciosa.

Informações importantes

O passeio ao Ilha Parque é adquirido na Central de Passeios que fica na Pousada O Meu Canto, na área urbana de Santa Rita de Jacutinga. É lá também o ponto de encontro para a saída do passeio. Aceita cartão de crédito. Valor: R$ 85,00 por pessoa.

Não há no Ilha opções de refeições, então convém levar água e algum lanche. Contudo, o passeio dura um único turno, dá pra planejar almoço antes ou depois da atividade. Eles indicam onde comer na região.

Levar uma muda de roupa seca e um calçado para trocar ao término – é indicado ir vestido e calçado nas atividades, para evitar arranhões e cortes nos pés.

Se no grupo há alguém que não quer praticar esportes radicais, é bem tranquilo: tem locais para banho no rio, ampla área verde e a casa na árvore, que agrada em cheio a crianças (e adultos também, rs).

O pacote inclui as três atividades, mas você só fará as que quiser.

Todas as práticas são acompanhadas de perto pelo guia.

Equipamentos de segurança são disponibilizados gratuitamente.

Só temos a agradecer ao Ilha Parque e ao nosso guia Gil Cunha por nos permitir viver experiências completamente inéditas para nós!

Nossa primeira experiência com esportes de aventura na vida

*Visitamos o Ilha Parque de Aventuras a convite, contudo o texto reflete a nossa opinião e não sofreu interferência do parceiro.

Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser

Compartilhe:

Vanessa Barreto

Psicóloga por profissão, viajante por paixão. Acredito na força dos encontros, na potência das palavras e na beleza das pequenas coisas. Viajar é um modo de existir e de se reinventar e por quê não dizer terapêutico também?

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. 17 de julho de 2019

    […] O Ilha oferece atividades de aventura como boiacross, stand up paddle e caiaque, além de rapel e cascanding em diversos pontos e cachoeiras da região. Estivemos lá e experimentamos os três primeiros e contamos a experiência neste post. […]

  2. 17 de julho de 2019

    […] Ilha Parque de Aventuras é parte da estrutura da Pousada O Meu Canto é oferece, em espaço rural, a 5 km da pousada, […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *