Museu Théo Brandão, em Maceió

O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore é considerado uma das principais instituições culturais do Estado de Alagoas. É vinculado à Universidade Federal de Alagoas e foi criado em 1975 pelo médico e escritor Theotônio Vilela Brandão, daí a homenagem.

Ocupando um palacete à beira mar do início do Séc. XX – tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual em 1983 – o Museu foi inicialmente concebido para abrigar a coleção de arte popular de Théo Brandão, que além de médico e escritor era etnógrafo, folclorista e antropólogo.

Foto retirada da página do Museu Théo Brandão no Facebook

Em 1982 a família Brandão doou um conjunto expressivo de fotografias, documentos pessoais, manuscritos, registros sonoros, livros e folhetos de cordel que eram de propriedade de Théo, ampliando ainda mais o acervo do museu.

Vemos exposições com peças em madeira e cerâmica, que retratam o artesanato e produção manual de cidades do interior do Estado. É lá também que vemos as famosas rendas em seus vários tipos.

Foto retirada da Página do Museu Théo Brandão no Facebook

Tem também indumentária de folguedos, estandartes e bonecos de carnaval, brinquedos populares, objetos de fibra vegetal, peças de culto afro-brasileiro, ex- votos e uma série de artes populares representativas de Alagoas.

Acervo do Museu em exposição itinerante – Retirado da Página do Museu Théo Brandão no Facebook
Acervo do Museu em exposição itinerante – Retirado da Página do Museu Théo Brandão no Facebook

O Museu conta também com loja, auditório e biblioteca especializada em antropologia.

Trata-se de um Museu muito simples, a visita é rápida, gratuita e toda guiada por uma monitora. Logo no início ela dá a orientação de que é proibido fotografar, mas a maioria não respeita. Nós obviamente respeitamos e é por isto que as fotos que ilustram este post não são nossas. (Tivemos o cuidado de escolher apenas fotos da própria página do Museu Théo Brandão no Facebook e todas estão devidamente creditadas).

Na área externa do Museu ocorrem eventos culturais diversos
Foto Retirada da Página do Museu Théo Brandão no Facebook

Gostamos muito de ter conhecido o Museu – é uma forma de conhecer o que Alagoas tem a oferecer além das praias que encantam turistas de todo o mundo. O Estado de Alagoas tem uma riqueza cultural peculiar e o trabalho do Museu é preservá-la. Recomendamos!

Logo do Museu – Retirada da Página do Facebook do Museu Théo Brandão

Museu Théo Brandão

Av. da Paz, 1490, Centro. Maceió- AL

3ª a 6ª das 08h as 17h. Sábado das 14h as 17h.

Gratuito.

Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser

Compartilhe:

Vanessa Barreto

Psicóloga por profissão, viajante por paixão. Acredito na força dos encontros, na potência das palavras e na beleza das pequenas coisas. Viajar é um modo de existir e de se reinventar e por quê não dizer terapêutico também?

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. 25 de novembro de 2019

    […] Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore é considerado uma das principais instituições culturais do Estado de Alagoas. Ele homenageia o […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *