O Museu Ferroviário, em São João Del Rei

Um dos atrativos que eu mais queria conhecer em São João Del Rei era o Museu Ferroviário. Gosto muito de trens e já tinha lido boas referências dele.

Sobre o Museu Ferroviário

O museu foi inaugurado em 1981, ano em que a Estrada de Ferro Oeste de Minas completou cem anos. Está instalado dentro da Estação Ferroviária de São João Del Rei, exatamente onde chega o Trem Turístico que liga a cidade à Tiradentes. Então se você vai fazer o passeio de trem, não deixe de visitá-lo! (E se não for, recomendo a ida à Estação para visitá-lo, vale MUITO a pena).

Acervo

São vários objetos antigos, como balanças, relógios, telefones, registradoras, sinos, ferramentas, além da locomotiva EFOM nº1, que foi a primeira da ferrovia, uma verdadeira RELÍQUIA!

Além disso, há um vagão de luxo, usado pela administração e por personalidades, como o imperador D. Pedro II. Pena que não dá para entrar, mas pela janelinha a gente vê tudo.

A 1ª Locomotiva
Vagão luxo

Há ainda painéis explicativos com textos e fotos contando a história da ferrovia. Tudo muito bem descrito, detalhado e as peças expostas de um modo claro e atraente.

Em um prédio anexo estão expostas sete locomotivas. A gente também não pode entrar, mas passamos pela plataforma e conseguimos ver todas por fora. As crianças, particularmente, ficam encantadas em ver os trens assim, tão de perto.

Eu achei o Museu lindo de viver, é um passeio muito agradável e ainda por cima é gratuito! Ponto para São João Del Rei. 🙂

Como Visitar

Museu Ferroviário de São João Del Rei

Rua Hermílio Alves, 366. Centro, São João Del Rei.

(Fica dentro da Estação Ferroviária).

Terça à Domingo de 09 as 17 hs. 2ª feira fechado. Entrada Gratuita.

TELEFONE: (32) 3371-8485

Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser

Compartilhe:

Vanessa Barreto

Psicóloga por profissão, viajante por paixão. Acredito na força dos encontros, na potência das palavras e na beleza das pequenas coisas. Viajar é um modo de existir e de se reinventar e por quê não dizer terapêutico também?

Você pode gostar...

16 Resultados

  1. Fernanda disse:

    Visitar lugares assim me faz pensar como as pessoas viviam naquele tempo!

  2. LUCIO FABIO DA COSTA JUNIOR disse:

    Eu adoro visitar museus e sou apaixonado por trens! Dica perfeita. E o lugar é incrível. Só conheci Ouro Preto e Mariana. Com certeza voltarei para conhecer e fazer esse passeio São João del Rei – Tiradentes e visitar o museu ferroviário. E amei o vagão real!

  3. Maiara disse:

    Esse museu é uma graça! Fiz o passeio de Maria Fumaça de Tiradentes até lá e adorei todas as informações que encontrei… Uma pena que, quando cheguei em SJDR, estava caindo uma chuva torrencial e fui “obrigada” a ficar lá na estação… uma volta no tempo =)

  4. Regina disse:

    Muita curiosidade de ver esse vagão luxo por dentro! rs

    • Vanessa Barreto disse:

      olha, pelo que pude ver nem tinha nada demais não. A questão é que é um vagão todinho exclusivo só para a família, com cama e até saleta. 🙂

  5. Priscila disse:

    Uau eu amei essas dicas ! Já quero conhecer esse museu !

  6. Patrícia disse:

    Eu adoro trens e fiquei apaixonada com esse museu. Tirei muitas fotos. Obrigada pela dica! Adorei

  7. Cintia disse:

    Nossa Muito legal esse museu! Adorei esse vagão de luxo! Nada como viajar de trem e dormir. Fiz isso na Tailândia. Aproveitei que a moeda é super barata e fiz uma viagem no vagão da primeira classe por causa das malas. Eram 12 horas de viagem durante a noite, de bangkok a Chiang Mai. Estavamos com 4 malas de 32kgs. Dormimos em um beliche em uma cabine nossa e ainda nos serviram jantar e café da manhã. E pagamos praticamente o valor de um ônibus de rodoviaria aqui no Brasil. Saiu uns R$150 por pessoa. Mas descansamos, tinhamos privacidade e não precisavamos nos preocupar com as malas. Acho que super compensou.

  1. 22 de outubro de 2019

    […] Se estiver de carro, estacione perto da Estação Ferroviária e comece por lá o seu passeio. Dentro da Estação Ferroviária está o Museu Ferroviário. Eu queria muito visitá-lo e fiquei encantada, conto mais dele neste post. […]

  2. 10 de novembro de 2019

    […] Se estiver de carro, estacione perto da Estação Ferroviária e comece por lá o seu passeio. Dentro da Estação Ferroviária está o Museu Ferroviário. Eu queria muito visitá-lo e fiquei encantada, conto mais dele neste post. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *