O Que Fazer em Maceió

Todo site ou blog que pesquisávamos sobre “o que fazer em Maceió” nos indicava praia! Mas além das praias, estávamos também em busca do que fazer na própria cidade, queríamos conhecer um pouco da cultura local.

Por isto escolhemos para abrir este post uma foto de Marco Ankosqui/MTur, para simbolizar a cultura alagoana.

Ficamos uma única noite em Maceió, numa viagem de carro de Salvador a Recife. Neste roteiro Maceió entrou mesmo como apenas um ponto de apoio para “quebrar” a longa viagem e por isto tivemos pouco tempo de conhecer a cidade.

Apesar disto, conseguimos ver um bocado de coisa, já que a cidade é pequena. Deixamos aqui registrado o que vimos por lá e o que gostaríamos de ter conhecido e ficou para a próxima :

Praia de Pajuçara e Ponta Verde

Ok que eu disse que queria descobrir o que Maceió tem a oferecer além da praia, mas fato é que é impossível visitar a capital alagoana sem curtir ao menos um pouco destas duas praias – as mais famosas praias urbanas da cidade. É ao redor delas que se concentra todo o burburinho turístico de Maceió.

As famosas jangadas, marca registrada de Maceió

O calçadão é lindo e conta com muitas barracas e algo que nos supreendeu: amplo estacionamento, bem perto da praia. Diferente de várias outras capitais litorâneas que a gente passa um perrengue danado para estacionar perto da praia, em Maceió até sobra vaga! (Isto em pleno fevereiro/2019, alta temporada).

Praia de Pajuçara, ao fundo, vê -se a Ponta Verde
Crédito: Marco Ankosqui/MTur

Um programa que eu gostaria muito de ter feito mas não deu tempo foi o passeio às piscinas naturais da Pajuçara, leia mais sobre AQUI.

Importante: uma amiga que mora em Maceió me disse que as praia de Ponta Verde e Pajuçara não são próprias para banho porque recebem parte do esgoto da cidade, mas tinha bastante gente se banhando por lá. Para maior segurança convém consultar o site do IMA, Instituto do Meio Ambiente de Alagoas na época de sua visita à cidade, eles publicam semanalmente uma lista com a balneabilidades das praias.

Feirinha de Artesanato da Pajuçara

Trata-se de uma feira à beira-mar sob uma ampla tenda. Lá são comercializadas lembrancinhas, roupas, presentes, alguns comes e objetos variados.

Crédito: Marco Ankosqui/MTur

Achei bonitinho, mas só isto mesmo.

 Av. Dr. Antônio Gouveia, S/N – Box 67 – Pajuçara, Maceió 

Pavilhão do Artesanato

Fica quase de frente para a feirinha da Pajuçara. O pavilhão é composto por um prédio com várias galerias onde são vendidos artesanatos, roupas, calçados, comidas, etc. Vemos muito das famosas renda de Alagoas e muitas lojinhas vendendo souvenir de viagem. É bem maior do que a feirinha, lembra um pequeno shopping popular.

Eu gostei muito do pavilhão e achei muita coisa bonita que consideraria ter comprado – mas estávamos com restrição severa de bagagem, então saí sem nadinha!

Av. Dr. Antônio Gouveia, 1447, Pajuçara, Maceió – AL 

Bairro das Rendeiras

Nome dado ao bairro Pontal da Barra, que fica ao sul do centro de Maceió. É uma região famosa pela concentração de lojas com rendas e bordados, um bom lugar para ver de perto esta arte tão característica do Estado de Alagoas e também para fazer compras.

Infelizmente um único pernoite na cidade não me permitiu conhecê-lo, mas tá na minha lista para quando voltar.

Pontal da Barra, Maceió – AL

Museu Théo Brandão

Sempre que visito uma cidade eu gosto de ir a, pelo menos, um museu que conte algo da cultura local e por isto, fiz questão de conhecer o museu Théo Brandão.

Contamos sobre a visita de modo mais detalhado neste post.

Av. da Paz, 1490 – Centro, Maceió – AL

MUPA – Museu Palácio Floriano Peixoto

A sede do Governo de Alagoas foi a residência oficial dos governadores até 2006, atualmente abriga exposições temporárias e também surpresas únicas como o salão nobre e o salão de despacho.

É possível ver também exposições permanentes que exaltam a vida de Aurélio Buarque de Hollanda e Lêdo Ivo, ambos literatas alagoanos que engrandeceram a Academia Brasileira de Filologia e Letras, respectivamente.

Não chegamos a visitá-lo, mas tá aqui na minha lista para quando voltarmos!

Crédito: Marco Ankosqui/MTur
Crédito: Marco Ankosqui/MTur

Praca Marechal Floriano Peixoto 517 | Centro, Maceió

Passeios para praias – e bota praia nisto! Muitas!

Não tem jeito, o principal programa do turista que se hospeda em Maceió é mesmo fazer bate e volta para várias praias do litoral de Alagoas. E tudo o que dizem sobre elas é verdade: são realmente belíssimas!

Neste post do portal Viagem e Turismo há uma lista com as 10 melhores praias de Maceió e arredores, são elas:

1- Praia do Patacho

2- Praia do Toque

3- Maragogi

4- Praia do Morro

5- Canoa Quebrada

6- Ipioca

A bela praia de Ipioca
Crédito: Marco Ankosqui/MTur

7- Ponta Verde (praia urbana)

8- Pajuçara (praia urbana)

Visão aérea da Praia da Pajuçara
Crédito: Marco Ankosqui/MTur

9- Praia do Francês

10- Praia do Gunga

Da lista acima conhecemos: Praia do Francês, Praia do Gunga (apenas o mirante) e as urbanas Pajuçara e Ponta Verde.

Praia do Francês: eu achei uma gracinha
A Praia do Francês é muito bem estruturada e lindíssima
Praia do Gunga vista do mirante: mar de coqueiros
Do alto do mirante do Gunga, que fica localizado na Rodovia AL-101. R$ 3,00 para subir

O Estado de Alagoas é famoso por suas belas praias e é claro que qualquer roteiro por lá vai – e deve- incluir muitas praias. Mas sugerimos reservar ao menos um dia ou alguns turnos para conhecer um pouco da cidade também – a experiência é sempre enriquecedora.

Pago de turista mesmo, tô nem aí

Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser

Compartilhe:

Vanessa Barreto

Psicóloga por profissão, viajante por paixão. Acredito na força dos encontros, na potência das palavras e na beleza das pequenas coisas. Viajar é um modo de existir e de se reinventar e por quê não dizer terapêutico também?

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *