Para se inspirar: Filmes, Documentários, Séries e Livros para amantes de viagens

Atualizado em 14/05/19

Nest post, que será sempre atualizado quando tivermos uma nova dica a dar, listaremos filmes, documentários, séries e livros com a temática VIAGEM que nos inspiraram!

 

FILMES

Na Natureza Selvagem (EUA, 2007)

 

Um jovem rico decide se “jogar no mundo” após concluir os estudos.  Doa todas as suas economias, se desfaz de seus pertences e decide seguir numa viagem rumo ao Alasca.

O filme é uma ode à liberdade, ao encontro de um sujeito com a natureza (que como o próprio título sugere é por vezes selvagem). É inspirador e mostra paisagens incríveis, além de uma trilha sonora belíssima.

 

Pela Janela (Brasil,2018)

images

Em janeiro/2018 fomos ao cinema conferir “Pela Janela”, que estreou aqui no Brasil em 18/01/2018. O filme narra a história de Rosália, uma operária de 65 anos que dedicou a vida ao trabalho em um fábrica de reatores da periferia de São Paulo. Ela é demitida e, deprimida, é consolada pelo irmão José, que resolve levá-la a Buenos Aires em uma viagem de carro.

Um filme simples, linear, de poucos arcos dramáticos, tal como nos pareceu ser a vida da personagem: a cereja do bolo é a entrada do elemento VIAGEM na história.

Porque vale a pena: para um amante de viagens, é muito emocionante ver as pequenas grandes transformações que vão ocorrendo com a personagem conforme a viagem se desenrola.

 

DOCUMENTÁRIOS: 

Expedition Happiness  (Alemanha,2017)

destino-felicidade_80224476

Documentário (disponível na Netflix) que conta a saga de um casal alemão que compra um ônibus e sozinhos o transformam num motorhome (o mais lindo que eu, Vanessa, já vi na vida). Acompanhados pelo simpático cão Rudi, eles partem numa viagem pela América do Norte, com o objetivo de chagarem à América do Sul. Porque vale a pena: o documentário é leve, gostoso de assistir e tem uma música e fotografias belíssimas. Dá muita vontade de largar tudo e sair viajando pelo mundo, como eles.


SÉRIES

Terra Brasil (Brasil, 2017) 

Um botânico, um engenheiro agrônomo e uma chef de cozinha descobrem a flora e a fauna do Brasil. A cada episódio, o trio explora uma nova região. Disponível na Netflix.

Embora careça de maior cuidado técnico e de direção – em nossa humilde opinião – a série é interessante por mostrar lugares do nosso país que podem virar destinos de viagem! É bom para se inspirar. 

 

LIVROS

Imagine onde você queira estar, Athur Lanari.

34064655_1711361212280086_42327276364234752_n

O autor, Arthur Lanari, é um jovem que abandonou uma carreira estável para se lançar numa viagem de 01 ano pela África. Lá ele se envolveu em projetos sociais e ajudou a construir uma biblioteca! No livro ele conta suas vivências nesta viagem que mudou o rumo de sua vida – uma leitura leve, simples e muito, muito inspiradora. Arthur viaja quase sempre de carona e utilizando Couchsurfing e Hostels. Com pouco recurso e muita disposição e vontade de ajudar as pessoas pelos locais por onde passa, ele atualmente está viajando pelo Brasil. Tivemos o prazer de hospedá-lo em nossa casa pelo Couchsurfing e compramos seu livro. Para comprar o livro: Facebook – Arthur Lanari

 

Livre: A jornada de uma mulher em busca do recomeço, Cheryl Strayed.

O livro conta a história de uma mulher de 22 anos que, após a morte da mãe e separação do companheiro decide fazer uma longa caminhada como uma forma de se reencontrar. Ela não tinha nenhuma experiência prévia com trilhas e nem preparo físico adequado mas decidiu se aventurar por uma trilha de 1770 km pela costa oeste dos Estados Unidos.

Embora não seja a priori um livro de viagem a história de Cheryl é bastante motivadora: fica a mensagem de que muitas vezes a gente precisa deixar o mundo e a natureza “cuidar” de nós para encontrar um novo rumo.

Eu gostei do livro, mas o achei demasiado longo e algo do vocabulário me causou estranhamento em alguns momentos, questão que atribuo à tradução. De todo modo é um livro bem interessante.

 


Expresso Lunático, Carl Hoffman.

Trata-se do diário de bordo de um jornalista americano que resolveu dar uma volta ao mundo viajando nos meios de transportes mais perigosos de cada região – ele navegou em barco pelo Rio Amazonas, pegou o famoso Trem da Morte na Índia e viajou em navios superlotados e precários na Indonésia. Sem contar o tanto de viagem de avião por companhias duvidosas.

O livro é uma delícia de ler e amplia muito o nosso universo pessoal: a gente não se dá conta de que mundo afora as pessoas viajam e se deslocam de vários modos, incluindo muitos perigosos e insalubres. O autor detalha encontros emocionantes e vai apontando o quanto esta viagem o transformou enquanto sujeito humano. Vale muito a pena a leitura.

 

Veja neste post a resenha da Carol, do Blog “Por onde Anda Carol”, sobre o livro “Livre”. 

Veja aqui um post da Maiara, do Blog “Meu Destino é Logo Ali” com dicas de livros para amantes de viagens. 

Veja este post nosso com mais dicas: 10 filmes e séries da Netflix para viajar sem sair de casa

 

Estamos sempre em busca de novas leituras e filmes que nos inspirem ainda mais, se tiver alguma dica mande pra gente <3

 

Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser

 

Compartilhe:

oqueijovainamala

Um casal mineiro que ama viajar e conhecer novos lugares, mas acima de tudo busca experiências e novas histórias para ouvir e contar.

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Paula Gabi disse:

    Adorei as dicas do post, não assisti nenhum deles!! Vou procurar este final de semana!
    Assistam também estes abaixo:
    – Into the Wild ( Na natureza selvagem)
    – 4 amigas e um jeans viajante (adorooo)
    – Sob o sol da Toscana
    – Eurotrip

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *