Santa Rita de Jacutinga, a cidade das cachoeiras

Santa Rita de Jacutinga é uma cidade da Zona da Mata mineira famosa por suas cachoeiras- são mais de 70 delas já catalogadas e muitas abertas à visitação. Trata-se de uma típica cidade mineira de interior, em 2011 o IBGE estimou a população em pouco menos de 5 mil habitantes.

A paz do interior mineiro

Além das cachoeiras a cidade tem atraído visitantes em busca de esportes de aventura, ciclismo e turismo rural. Como fica na divisa Minas-Rio, Santa Rita atrai muitos visitantes do Estado vizinho. São 189 km até a capital carioca e 378km de Belo Horizonte.

Conhecemos a cidade a convite da Pousada O Meu Canto e também da Ilha Parque de Aventuras. Achei curioso porque eu, Vanessa, sou de Juiz de Fora (a 124 km) e nunca tinha ouvido falar na cidade, então é claro que fiquei curiosíssima para ver o que tinha pra fazer por lá.

Nosso roteiro foi elaborado pelo guia Gil Cunha e tivemos acompanhamento do Guia César nas cachoeiras e passeios pela cidade. Deixamos todos os contatos ao final do post.

O que fazer em Santa Rita de Jacutinga

Cachoeiras

Como o próprio nome cidade das cachoeiras diz, não faltam opções na cidade. Vamos listar aqui as que visitamos e outras mais famosas.

Boqueirão da Mira

São 17 kms de estrada de terra e mais 1,7 km de trilha até chegar ao Boqueirão. A estrada é tranquila, passa carro baixo numa boa e a trilha também é bem de boas. Chegando perto da cachoeira precisamos transpor alguns trechos com pedras escorregadias, mas o guia César orienta o melhor caminho e passa muita segurança.

O Boqueirão é uma formação rochosa de 85 m de altura. É possível entrar a nado pela fenda dele, mas a correnteza é forte e não recomendo fazê-lo sem a orientação de alguém que conheça o local. César nos orientou sobre o melhor lado para ir, onde se apoiar e como voltar. O poço para banho tem 6 m de profundidade e é delicioso!

É linda!
Área perigosa para nado, aqui a gente só contempla

Cachoeira do Meireles

Grande poço para banho e pequenas hidromassagens. Tem uma ampla área em pedra lisa que é ideal para ficar de boas, curtindo.

Leonardo curtindo a hidro com orientação do César

Outras cachoeiras mais conhecidas: Cachoeira do Pacau, Cachoeira das Andorinhas, Cachoeira da Vargem do Sobrado. Veja mais sobre elas e outras AQUI.

O guia Gil Cunha e sua equipe tem roteiros para a maior parte delas, veja AQUI.

Ilha Parque de Aventuras

O Ilha oferece atividades de aventura como boiacross, stand up paddle e caiaque, além de rapel e cascanding em diversos pontos e cachoeiras da região. Estivemos lá e experimentamos os três primeiros e contamos a experiência neste post.

Fazenda Histórica Santa Clara

Antiga Fazenda do Séc XVIII que já foi cenário de novelas e minisséries da Globo. Está muito bem preservada e é aberta à visitação. Contamos neste post mais detalhes da visita.

Igrejinha do Alto

Gil Cunha nos sugeriu esta igrejinha para ver o pôr do sol. O Santuário Nossa Senhora Aparecida do Monte Calvário, que fica no topo do Monte Calvário é um excelente mirante para ver a cidade de Santa Rita do alto. A visão é de 180 graus, a 800 m de altitude.

Santa Rita vista do alto do Monte Calvário

Para acessá-la precisamos subir um caminho em ziguezague de 1km. Dá pra ir devagar, no caminho tem 14 capelas que representam as 14 estações da via sacra e bancos, então dá pra descansar.

Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia

Foi ao redor dela que a cidade de Santa Rita de Jacutinga se desenvolveu. A igreja é de 1832, mas passou por obras e ampliações ao longo dos anos, acompanhando o crescimento de moradores e fiéis.

Próximo à Matriz podemos também ver outros casarios históricos, como a Câmara de Vereadores e também o coreto e a Rua de Pedras, que conserva seu calçamento original.

Túnel que chora

Túnel que servia à antiga ferrovia que ligava Santa Rita ao Rio de Janeiro, ganha este nome por ter uma mina em seu interior, que o deixa com o aspecto de estar sempre molhado. Passa só um carro por vez e dá pra passar a pé também.

Onde comer

Interior mineiro é lugar de comida no fogão à lenha e tivemos a oportunidade de provar dos sabores local em dois restaurantes diferentes:

Restaurante da Dona Tereza

O restaurante fica em zona rural, na Estrada do Barbosa e funciona mediante demanda. Passamos lá a caminho do Boqueirão da Mira e o guia César já avisou quantos seríamos para o almoço. A gente vai, passeia no Boqueirão e pára lá na volta para almoçar. Dona Tereza faz a comida de acordo com o número de pessoas acordadas. O almoço custa R$ 30,00 por pessoa à vontade e é bem gostoso. Atendimento familiar e muito afetuoso, gostamos muito. Pagamento em dinheiro.

Se você chegar lá sem avisar pode ser que dê a sorte de conseguir almoço, mas não é garantido, o ideal é ligar antes e combinar. Tel: (32) 98422-0758

Restaurante do Duque

Restaurante grande, amplo e com maior variedade. Funciona diariamente para almoço. Fica na Estrada de Santa Rita à Valença. O preço é fixo para comer à vontade ou pode pesar a comida. (Não lembro os valores, mas ambos pesamos e pagamos menos de R$ 50,00 com bebidas para nós dois).

Fica próximo à Fazenda Santa Clara, então a melhor pedida é conjugar o almoço lá com o passeio à fazenda. Aceita cartão.

Pizzaria e Cervejaria Sabor de Casa

Em nossa segunda noite em Santa Rita queríamos dar “um rolê” a noite e paramos na Pizzaria Sabor de Casa. Foi uma excelente pedida! Pizza com preço bom e deliciosa, além de ótimo atendimento. Aceita cartão.

Quer visitar Santa Rita de Jacutinga? Veja aqui contatos importantes:

Guia Gil Cunha – Um dos pioneiros do turismo em Santa Rita de Jacutinga, muitas das trilhas para as cachoeiras foram abertas por ele e seu pai. Está à frente da Pousada O Meu Canto, do Ilha Parque de Aventuras e também do Portal de Santa Rita e além disto preside a Rede Ibitipoca, um coletivo de empresários do setor que trabalha em prol do fortalecimento do turismo na região de Santa Rita e Ibitipoca.

Se você quer turistar em Santa Rita ele pode te ajudar com praticamente tudo que você vai precisar! Tel: (32) 984073306

Portal de Santa Rita de Jacutinga

Pousada O Meu Canto

Nossos agradecimentos ao Guia Gil Cunha, ao Guia César e à toda equipe da Pousada O Meu Canto e Ilha Parque de Aventras.

*Visitamos Santa Rita de Jacutinga à convite, mas nossas opiniões não sofreram interferência dos parceiros.

Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser

Compartilhe:

Vanessa Barreto

Psicóloga por profissão, viajante por paixão. Acredito na força dos encontros, na potência das palavras e na beleza das pequenas coisas. Viajar é um modo de existir e de se reinventar e por quê não dizer terapêutico também?

Você pode gostar...

18 Resultados

  1. Rafael disse:

    Sensacional. Muito bacana esta experiência de vocês. Obrigado por compartilhar #SantaRitaDeJacutinga.

  2. Hebe disse:

    Que vida de legal. Amei a parte das cachoeira. Adoro esse contato com a natureza.

  3. Ah, Santa Rita é tão charmosinha. É aquele tipo de cidade em que parece que o tempo para. Estamos tão pertinho que dá pra voltar sempre.

  4. LUCIO FABIO DA COSTA JUNIOR disse:

    Como essa tal de Minas Gerais consegue ser bonita, né? Também nunca tinha ouvido falar. Quanta riqueza natural! Amei a hidromassagem, a igreja, a vista do alto e morri de amores por esse túnel! Mais um lugar que preciso conhecer!

  5. Juliana disse:

    Ai minha Deusa! Eu li “a cidade das cachoeiras”???? Como eu amo Minas Gerais! Cada hora descubro uma cidade nova com mais cachoeiras ainda. Eu preciso ir lá Santa Rita urgenteeeee. Obrigada por esse post Van. Beijos

  6. CINTIA VAZ CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE disse:

    Minas é um estado maravilhoso! Eu gosto da comida, da paisagem, do povo simples e receptivo. Gosto das cachoeiras, morros, vaquinhas e das cidades que tem um estilo colonial fofo demais..
    Conheço algumas cidades mas não conheço essa. É bom saber. Faz tempo que não vou para Minas. Esse é mais um lugar interessante para eu conhecer…

    • Vanessa Barreto disse:

      A gente sempre diz por aqui que Minas é um país e é verdade: o Estado é grande e cada região tem uma característica muito peculiar. Volte logo então, uai! 🙂

  7. Camila disse:

    Que top esse passeio! Muita natureza e historia! 👏🏻👏🏻👏🏻 Parabéns por trazer essa riqueza de detalhes

  8. Marcela disse:

    Quanto detalhe! Amo cachoeira! E o que foram esses restaurantes de comida caseira?? Ja vale o passeio!

  9. Paula Gabi disse:

    Oiii Vanessa, mais um post delicioso sobre os cantinhos da nossa Minas Gerais! Eu nunca tinha ouvido falar, que fofura de cidade! Mas confesso que me animei com a Ilha parque de aventuras e vou correndo lá ler o post! Beijoss

  10. Maiara disse:

    Caraca! Conhecia Jacutinga só pela fama das roupas de malha… Ah se eu soubesse dessas cachoeiras antes…. Agora quero me programar para voltar!

  11. Carolina disse:

    Cidade pacata + cachoeira = amo muito! Tô impressionada como ainda não conhecia essa cidade! Amei saber tudo que é possível fazer por lá. Valeu pelas dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *