Visitando o Mirante da Pedra do Porquinho.

A entrada para a estrada que dá acesso ao mirante é pela SP-050 antes de chegar a São Francisco Xavier, partindo de Monteiro Lobato. Não tem erro, o Google Maps localiza facilmente o local, como “Mirante Pedra de São Francisco”.

A estrada é difícil: são aproximadamente 12 km de terra a partir da SP-050, uma estrada íngreme e com muitas irregularidades. Lemos muitas opiniões de viajantes na internet sugerindo carro 4×4, mas em tempo seco não nos pareceu necessário, bastou ir com cuidado.

20170908_172352

Da área de estacionamento (gratuito, mesmo sendo dentro de uma fazenda) ao mirante faz-se uma curta caminhada em subida leve, bem demarcada. O topo da pedra é acessado por uma escada e dá medo na subida. Senti medo também lá do alto, o topo da pedra não é regular e a inclinação me deu uma certa vertigem. A dica é apoiar-se com os quatro membros na pedra e sentar-se o quanto antes. Tem uma outra pedra menor, mais próxima, que também é acessada por escada e que é mais fácil, lá dá pra ficar um tempo maior contemplando, sem qualquer mal estar. A vista para quem sobe no topo da pedra é praticamente a mesma de quem está no gramado, então só vale a subida mesmo para curtir e tirar fotos. É possível avistar as montanhas da região da Mantiqueira e também as cidades do Vale do Paraíba, como São José dos Campos.

20170908_165343

Do alto da pedra (esta no caso é a mais baixa) dá pra fazer fotos com efeitos bem legais.

20170908_172720

20170908_173102

Fim de tarde no mirante

É um passeio relativamente fácil, que não exige quase nada do viajante (não dá pra dizer o mesmo do carro). É gratuito e a beleza sem dúvida compensa!

No local há uma lanchonete que serve tapiocas, café (a inacreditáveis R$ 0,50!!!) e bolos. Tem também banheiro. Mas não convém ir contando com a lanchonete, pois trata-se de algo bem simples e que talvez não funcione com regularidade. Lemos relatos de viajantes que a encontraram fechada em dias variados, incluindo finais de semana. O ideal é ir após o almoço, para ver o fim da tarde/pôr do sol. No dia de nossa visita o bolo tinha acabado (feriado prolongado!) e a moça disse: “voltem amanhã que eu vou fazer três bolos”. Foi bem bonitinho da parte dela e um café com bolo combina bem com o clima na montanha. Não voltamos, é verdade, mas valeu a simpatia!

Endereço: Estrada do Rio Manso, 1559, Travessa 16. Rio Manso, Monteiro Lobato.

No Google Maps localizada como “Mirante Pedra de São Francisco”.

Compartilhe:

Vanessa Barreto

Psicóloga por profissão, viajante por paixão. Acredito na força dos encontros, na potência das palavras e na beleza das pequenas coisas. Viajar é um modo de existir e de se reinventar e por quê não dizer terapêutico também?

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *